Um blog criado para trazer informações e esperança aos ACS e ACE do Brasil. Deus é fiel e a vitória é nossa!
MEU MURAL
sábado, 8 de outubro de 2011
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
PAUTA DA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL SOBRE O PISO NACIONAL HOJE
CÂMARA DOS DEPUTADOS |
COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 7495, DE 2006, DO SENADO FEDERAL, QUE "REGULAMENTA OS §§ 4º E 5º DO ART. 198 DA CONSTITUIÇÃO, DISPÕE SOBRE O APROVEITAMENTO DE PESSOAL AMPARADO PELO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 2º DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 51, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2006, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" (CRIA 5.365 EMPREGOS PÚBLICOS DE AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, NO ÂMBITO DO QUADRO SUPLEMENTAR DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DA FUNASA) 54ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa Ordinária
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA
DIA 30/08/2011
DIA 30/08/2011
LOCAL: Anexo II, Plenário 06 HORÁRIO: 14h |
|
A - | Deliberação de Requerimentos: |
1 - | REQUERIMENTO Nº 20/11 - do Sr. Valtenir Pereira - (PL 7495/2006) - que "requer a realização de Seminário Externo na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso, para debater a implantação do "Piso Salarial Nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias"". |
2 - | REQUERIMENTO Nº 21/11 - do Sr. Carlos Eduardo Cadoca - que "requer a realização de Audiência Pública desta Comissão Especial na cidade de Recife - PE, com a finalidade de debater o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias". |
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Ruth Brilhant não nega intenção de se filiarem a CUT
Hoje recebi a ligação do meu amigo ACS Damião, dizendo que ligou para a dona Ruth Brilhant, presidente da CONACS e questionou a mesma sobre os boatos de filiação da CONACS a CUT.
Segundo ele Ruth disse que a CUT ofereceu apoio ao movimento dos dias 3, 4 e 5 de outubro, como carro de som, divulgação, camisa e outros e que as discussões tem sido nesse sentido.
Ruth não nega que pode-se ter uma futura filiação a CUT, pois segundo ela a vontade vem de ambas e que a partir de hoje a CONACS se aliará a todas as entidades que lutam pela regulamentação da EC 63, para o fortalecimento da luta .
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
EM BRASÍLIA, A LUTA PELO PISO NACIONAL CONTINUA..
APÓS A MARCHA DAS MARGARIDAS, ONDE SE REUNIRAM MAIS DE 70 MIL PESSOAS, FUI COMO PROMETITDO ATÉ A CÂMARA DOS DEPUTADOS.
JUNTO COMIGO UMA AMIGA DAQUI DE MINAS, EDNA E MEU AMIGO ACE IGOR DE NOVA LIMA.
COMO DE COSTUME, FOMOS ATÉ O GABINETE DO DEPUTADO RAIMUNDO GOMES DE MATOS, ONDE A PRIMEIRA COISA QUE FIZ FOI LIGAR PARA A Dr. ELANE ALVES (ACESSORA JURÍDICA DA CONACS).
ELA DISSE QUE A POUCO TINHA SAÍDO DE BRASÍLIA E QUE ESTAVA A CAMINHO DE GOIÁS.
DISSE A ELA QUE PRECISAVA SABER QUEM FOI E QUEM NÃO FOI A REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DA SEMANA PASSADA, QUE NÃO ACONTECEU POR FALTA DE QUORUM E ELA ME EXPLICOU QUE ELA MESMA E A RUTH, NÃO PUDERAM COMPARECER POR CAUSA DE PROBLEMS PESSOAIS. DISSE TAMBÉM QUE EU PODERIA CONSEGUIR ESSA LISTA DE PRESENÇÃ COM O ZÉ MARIA (SECRETÁRIO DA COMISSÃO), ELA ME EXPLICOU QUE OS PARLAMENTARES NUM CONTEXTO GERAL ESTÃO ATÉ BEM EMPENHADOS, MAS QUE ESTÃO TENDO MUITA DOR DE CABEÇA COM O PRESIDENTE BENJAMIN MARANHÃO, QUE ALÉM DE FALTAR AS REUNIÕES DA COMISSÃO, NÃO TEM INTERESSE NENHUM DE ENVIAR OS OFÍCIOS NECESSÁRIOS PARA A MARCAÇÃO DAS REUNIÕES NECESSÁRIAS E COM O DEPUTADO VALTENIR PEREIRA, QUE TAMBÉM PASSOU TRÊS OU QUATRO REUNIÕES SEM COMPARECER.
ELANE DISSE QUE A REWUNIÃO QUE HAVIA SIDO MARCADA COM O MINISTRO PARA O DIA 2 E AGOSTO, NÃO ACONTECEU, POIS O MINISTRO NÃO QUIS RECEBER OS REPRESENTANTES DA CONACS JUNTO COM OS DEPUTADOS DA COMISSÃO.
FORAM APROVADOS NA REUNIÃO DO DIA 16 DE AGOSTO:
· SEMINÁRIO PARA O RIO DE JANEIRO (AINDA SEM DATA MARCADA)
· SEMINÁRIO DE MINAS GERAIS (TAMBÉM AGUARDANDO A DATA CORRETA)
· MATO GROSSO DO SUL (SEM DATA DEFINIDA)
· SERGIPE (DIA 29 DE AGOSTO)
· MARANHÃO (DIA 26 DE AGOSTO)
· REUNIÃO COM A MINISTRA DO PLANEJAMENTO (SEM DATA DEFEINIDA)
· REUNIÃO COM O MINISTRO DA ASA CIVIL (SEM DATA DEFINIDA)
ESSAS REUNIÕES COM MINISTROS NECESSITAM DE OFÍCIO ENCAMINHADO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA (BENJAMIN MARANHÃO) PARA AGENDAMENTO DAS MESMAS.
OS SEMINÁRIOS ESTADUAIS FICAM POR CONTA DOS DEPUTADOS QUE REPRESENTAM CADA ESTADO MARCAR.
CONVERSEI COM A JÔ MORAIS A RESPEITO DA DATA DO SEMINÁRIO DAQUI E ELA JÁ PEDIU PRA SECRETÁRIA DELA AGENDAR. ELA HAVIA DITO QUE PARA OUTUBRO, PEDI ENTÃO QUE ELA TENTASSE MARCAR PARA SETEMBRO, POIS OUTUBRO FICA MUITO EM CIMA DA HORA E ELA DISSE QUE VAI TENTAR PRO MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
LIGUEI ENTÃO PRO TAL DO ZÉ MARIA E PEDI A CÓPIA DAS LISTAS DE PRESENÇA DAS REUNIÕES DE SEMANA PASSADA E DESSA SEMANA AGORA (DIA 09 E 16 DE AGOSTO). ELE PRIMEIRO COM UMA GRANDE IRONIA E EM MINHA OPINIÃO FALTA DE RESPEITO E ÉTICA, ME PERGUNTOU QUAIS OS SEMINÁRIOS QUE O DEP. RAIMUNDO GOMES DE MATOS COMPARCEU.
DISSE A ELE ENTÃO QUE NÃO SOU FUNCIONÁRIA DO DEPUTADO E SIM UMA AGENTE DE ENDEMIAS ATRÁS DE INFORMAÇÕES.
ELE CONTINUOU COM A IRONIA DIZENDO QUE EU ESTOU TRABALHANDO PARA A DOTOURA ELANE DIREITINHO; EU DISSE QUE ERA DO ESTADO DE MINAS GERAIS E QUE ESTAVA APENAS DEFENDENDO O INTERESSE DA MINHA CATEGORIA E QUE PRECISAVA DAS INFORMAÇÕES PARA POSTAR NO BLOG.
ELE ENTÃO ENVIOU AS LISTAS.
O QUE EU VI NESSA CONVERSA FOI QUE A MÁ VONTADE DELE É COM A CONACS, POIS SE FOSSE PARA A DR. ELANE ELE NÃO ENVIARIA A LISTA, COMO FIQUEI SABENDO QUE ELE JÁ FEZ VÁRIAS VEZES. ELE É RESPONSÁVEL PELA LISTA DE PRESENÇA, ATA DAS REUNIÕE EM GERAL, E O PIOR, É CONURSADO, POR ISSO FAZ O QUE QUER E DA FORMA COMO QUER.
BOM, NO DIA 9 DE AGOSTO QUE COMPARECEU SEGUNDO ASSINADO NA LISTA DE PRESENÇA FOI:
TITULARES: OSMAR TERRA, CARMEN ZANOTTO, GERALDO RESENDE, JÂNIO NATAL, JÔ MORAES, MENDONÇA PRADO, ROMERO RODRIGUES.
SUPLENTES: FÁBIO COUTO E ROSANE FERREIRA
O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO NAS LISTAS É QUE O DEPUTADO VALTENIR PEREIRA, REALMENTE NÃO COMPARECEU A NENHUMA DAS DUAS.
PARTIMOS ENTÃO A PROCURA DO DEP. BENJAMIN MAGALHÃES, MAS NÃO ESTAVA NO GABINETE.
CONVERSEI COM O ACESSOR DELE MARCELO MATOS, QUE ME DISSE QUE AS AFIRMAÇÕES DE NEGLIGÊNCIA DO DEPUTADO NÃO PROCEDEM E QUE O MESMO TEM IDO ATÉ NOS SEMINÁRIOS ESTADUAIS; QUE A CONACS QUE ANDA ATROPELANDO AS COISAS, POIS ACHA QUE TODO DEVE SER FEITO AS PRESSAS; QUE ESSAS COISAS DEMORAM MESMO, NÃO ACONTECE DO JEITO QUE QUEREMOS.
SOBRE A FALTA DO DEPUTADO NAS REUNIÕES DA COMISSÃO ELE DISSE QUE O EPUTADO TAMBÉM PARTRICIPA DE DUAS COMISÕES PERMANENTES QUE SÃO A DE ORÇAMENTO E A DE TURISMO E QUE ACONTECEM NO MESMO DIA E HORÁRIO DA NOSSA. ELE DISSE QUE SÃO COMISSÕES EM QUE O DEP. TEM QUE IR, POIS É O PMDB QUE CHAMA.
CHEGOU A DIZER QUE A NOSSA NÃO É PRIORIDADE, POIS NÃO É COMISSÃO PERMANENTE E SIM, COMISSÃO ESPECIAL E QUANDO EU RETRUQUEI:
_SE ELA NÃO É PRIORIDADE E SE ELE ESTÁ TÃO ATAREFADO QUE ELE PEÇA PRA SAIR E DÊ SEU LUGAR DE PRESIDENTE PRA OUTRO DEPUTADO!
ELE DISSE QUE NÃO FALOU QUE NÃO ERA PRIORIDADE E SIM QUE NÃO ERA OBRIGATÓRIA, COMO AS OUTRAS DUAS.
DISSE TAMBÉM QUE NO DIA 2 DE AGOSTO QUEM RECEBEU A CONACS FOI OS ACESSORES DO MINISTRO; E OS MESMOS DISSERAM QUE A EC 29 ESTÁ AMARRADA A CSS, OU SEJA, PRA ELA SER APROVADA TERIA QUE VOLTAR A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira)
.
* O que significa a sigla CSS?
CSS é a sigla para Cascading Style Sheets que em português foi traduzido para folhas de estilo em cascata e nada mais é, que
um documento onde são definidas regras de fomataçãoumento onde são definidas regras de fomatação ou de estilos, a serem aplicadas aos elementos da marcação de um
documento HTML.
CONTEI A ELE A REALIDADE DA PRECARISAÇÃO DE ALGUNS ACS E ACE NO BRASIL, INCLUSIVE EM ITABIRA E DISSE A ELE QUE NOSSA LUTA JÁ SE ESTENDE A ANOS, QUE É MUITO FÁCIL FALAR QUE A CONACS ESTÁ ATROPELANDO AS COISAS, E QUE NÃO SE RESOLVE COM FACILIDADE SE NÃO SE SENTE NA PELE O QUE NÓS PASSAMOS EM NOSSO DIA A DIA.
DEIXO AQUI A FRASE DO MEU AMIGO IGOR (ACS DE NOVA LIMA)
“PORQUE NÓS ESTAMOS COM PRESSA SE PRA VOTAR O AUMENTO DOS MINISTROS FOI APENAS QUESTÃO DE MINUTOS, O ROMBO NO ORÇAMENTO FOU ENORME E NEM ISSO IMPEDIU DE REAJUSTAREM O SALÁRIO DELES”
INFELIZMENTE, PELO FATO DE DOIS MINISTROS TEREM PEDIDO PRA SAIR, ONTEM A CÂMARA ESTAVA INSUPORTÁVEL E NÃO CONSEGUI ACHAR NENHUM DEPUTADO NOS GABINETES, POIS ESTAVAM ESPALHADOS EM VÁRIAS REUNIÕES QUE ACONTECERAM O DIA TODO.
NÃO CONSEGUI FALAR COM O DEPUTADO VALTENIR PEREIRA
ESTOU TENTANDO LEVANTAR RECURSOS PARA VOLTAR A BRASÍLIA NA SEMANA QUE VEM, A PEDIDO DA CONACS, NOS DIAS 23 E 24, PARA ASSISTIR A REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL NA TERÇA E FAZERMOS ALGUMAS ARTICULAÇÕES NA QUARTA.
MAS O QUE LHES POSSO ADIANTAR É QUE JÁ ESTÁ SENDO PREPARADA UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO PARA OS DIAS 3,4 E 5 DE OUTUBRO, SENDO QUE NO DIA 3 HAVERÁ UMA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS ACS E ACE PELO NOSSO DIA QUE É DIA 4 DE OUTUBRO.
ACE PRISCILA
sábado, 13 de agosto de 2011
Agentes de saúde querem piso
Assembleia Legislativa do Ceará: quatro mil servidores no debate - ALEX COSTA
A expectativa dos servidores é que a presidente Dilma Rousseff regularizeo piso salarial
Com o objetivo de debater a regulamentação da profissão, a definição de um piso salarial nacional e um plano de carreiras, cerca de quatro mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Ceará se reuniram, ontem, na Assembleia Legislativa.
A audiência pública foi promovida pela Comissão Especial da Câmara Federal. Estiveram presentes os deputados federais Benjamin Maranhão (PMDB-PB), presidente a Comissão; o Vice-presidente, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); o relator Domingos Dutra (PT-MA); o deputado Pedro Chaves (PMDB-GO); a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante de Souza.
Devido ao grande número de servidores no local a entrada para o plenário acabou ficando bastante prejudicada. O ato superlotou o local e dificultou a passagem das pessoas. Uma mulher chegou a passar mal, mas foi rapidamente atendida.
Para a presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará (Fasec), Maria Edilza Andrade, a audiência pública foi importante para mostrar quais os problemas da categoria e também para tentar sensibilizar o poder público. "Infelizmente nenhum gestor municipal mandou representante para que pudéssemos dialogar", reclamou.
Ela explicou que a reunião foi importante para que os servidores pudessem expor suas opiniões. Eles também tiveram a possibilidade de esclarecer algumas dúvidas com os deputados ou com os órgãos públicos que estavam presentes.
Edilza acredita que com a atenção que os servidores tiveram, devido a audiência pública, é possível que a presidente Dilma Rousseff regulamente mais rapidamente o novo piso salarial da categoria.
"Estamos na luta pela definição de um piso salarial nacional, regulamentação da profissão e também por um plano de carreiras. Assim que conseguirmos o primeiro, partiremos na luta pela outra melhoria, dessa forma conseguiremos condições digna de trabalho", disse Maria Edilza Andrade.
Projeto de Lei
A Comissão Especial foi criada para avaliar o Projeto de Lei 7.495/06 que regulamenta as atividades dos agentes.
Diversas outras propostas tramitam em conjunto, como o Projeto de Lei 6.111/09 que define o piso nacional da categoria em R$ 930,00 mensais para profissionais que têm a sua formação em nível médio.
A Conacs defende um escalonamento na implantação do piso, de 2011 a 2015, e isso não impactaria nos orçamentos dos entes federados de uma só vez.
O Orçamento da União para 2011 já prevê valor referente a 1,4 salário mínimo para arcar com o pagamento de cada agente de saúde. O valor restante seria escalonado até atingir o valor de dois salários mínimos no ano de 2015.
Diario do Nordeste
Agentes de Saúde expulsos da Câmara de Pesqueira (PE)
Foto: Câmara Municipal de Pesqueira
Na última quinta-feira, 11 de agosto, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foram expulsos da Câmara Municipal de Pesqueira (PE). O presidente da Casa Anísio Galvão, vereador Evandro Junior, argumentou que o estatuto não admite manifestações no interior da Câmara.
Os agentes de saúde compareceram a Câmara Municipal para reivindicar o pagamento dos salários, que estão atrasados a mais de dois meses, e o tumulto começou depois que os vereadores afirmaram que os profissionais não trabalhavam. A diretoria do SINDACS-PE manifestou-se contra tal alegação dos vereadores, especificamente do presidente do legislativo municipal. O Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pesqueira, Sr. Delbrando, comentou que o presidente da câmara gritou que a liderança da categoria se calasse.
O vereador Evandro disse na Rádio Jornal (Programa Cidade em Foco, da JC Pesqueira) que foi preciso chamar a policia, pois os manifestantes queriam acabar com a seção. Ele disse também que mandou gravar a seção e vai acionar a policia e a justiça contra os manifestantes que provocaram o tumulto. Também disse que a partir de agora irá repudiar esse tipo de conduta dentro da câmara e enquanto for o presidente da casa isso não vai acontecer. O vereador Evandro comentou na Rádio que não deve satisfação à categoria nenhuma, deve ao povo que é quem paga o seu salário. Falou que é contra a categoria e que a partir de agora não tem nenhuma conversa e que não vota mais a favor dos agentes de saúde.
Será que o Sr. Evandro sabe que os agentes de saúde fazem parte do povo? Será que ele sabe que os ACS têm como proposta institucional o controle social, ou seja, fiscalização da utilização dos recursos públicos?
No dia seguinte ao tumulto o SINDACS-PE comandou uma passeata que saiu da rádio Jornal e foi até a prefeitura para falar com a prefeita. A gestora não se encontrava na prefeitura. O chefe de gabinete, Evaldo Rosa, atendeu a comissão.
Fonte na web: www.blogmnas.official.ws
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Na última quinta-feira, 11 de agosto, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foram expulsos da Câmara Municipal de Pesqueira (PE). O presidente da Casa Anísio Galvão, vereador Evandro Junior, argumentou que o estatuto não admite manifestações no interior da Câmara.
Os agentes de saúde compareceram a Câmara Municipal para reivindicar o pagamento dos salários, que estão atrasados a mais de dois meses, e o tumulto começou depois que os vereadores afirmaram que os profissionais não trabalhavam. A diretoria do SINDACS-PE manifestou-se contra tal alegação dos vereadores, especificamente do presidente do legislativo municipal. O Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pesqueira, Sr. Delbrando, comentou que o presidente da câmara gritou que a liderança da categoria se calasse.
O vereador Evandro disse na Rádio Jornal (Programa Cidade em Foco, da JC Pesqueira) que foi preciso chamar a policia, pois os manifestantes queriam acabar com a seção. Ele disse também que mandou gravar a seção e vai acionar a policia e a justiça contra os manifestantes que provocaram o tumulto. Também disse que a partir de agora irá repudiar esse tipo de conduta dentro da câmara e enquanto for o presidente da casa isso não vai acontecer. O vereador Evandro comentou na Rádio que não deve satisfação à categoria nenhuma, deve ao povo que é quem paga o seu salário. Falou que é contra a categoria e que a partir de agora não tem nenhuma conversa e que não vota mais a favor dos agentes de saúde.
Será que o Sr. Evandro sabe que os agentes de saúde fazem parte do povo? Será que ele sabe que os ACS têm como proposta institucional o controle social, ou seja, fiscalização da utilização dos recursos públicos?
No dia seguinte ao tumulto o SINDACS-PE comandou uma passeata que saiu da rádio Jornal e foi até a prefeitura para falar com a prefeita. A gestora não se encontrava na prefeitura. O chefe de gabinete, Evaldo Rosa, atendeu a comissão.
Fonte na web: www.blogmnas.official.ws
Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Tribunal de Contas não quer aceita efetivação dos Agentes de Saúde.
Tony de Gurinhém-PB em 12/08/2011
Companheiro nós acs e ace da Paraíba estamos vivendo um verdadeiro terrô psicológico, pois o Tribunal de Contas do Estado não quer acatar aquela determinação do ministério da saúde que diz que os acs e ace que tenha submetido a teste seletivo antes de 2006 permaneça no cargo, só sendo necessário fazer concuso público os que entraram depois de 2006, aqui o tribunal de contas quer que todos façam concuso.
O prefeito efetivou todos nós mas eles não aceitam,
peço sua ajuda companheiro divulgue isso.
FONTE: Tony de Gurinhém-PB (POR MENSAGEM NO BLOG).
blog do Bio ACS
domingo, 19 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)